quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Orkut completa nove anos de vida hoje


O primeiro grande sucesso social da internet no Brasil completou hoje seus nove anos de existência. O Orkut foi uma verdadeira febre e, pouco tempo depois de seu lançamento em 2004, já contava com milhões e milhões de usuários no país. Em seus primeiros anos, era preciso ser convidado para fazer parte do “grupo seleto”, o que deixava os novatos muito empolgados com o serviço.

Muita gente atribui o sucesso inicial do Orkut no Brasil ao seu rápido interesse nos usuários daqui. Em pouco tempo, a rede social já tinha sua versão em nosso idioma, enquanto o Facebook adotou a prática muito tempo depois.

O fato é que, só em nosso país, o Orkut já teve mais de 30 milhões de visitantes. Hoje, o total mundial não passa dos 33 milhões. No fim das contas, as operações da rede do Google foram transferidas dos EUA para o Brasil e ainda hoje funciona na filial da empresa por aqui.

Pensando no aniversário do Orkut, e consequentemente nas “velinhas de aniversário” que a rede social manda aos usuários quando eles completavam um ano de participação, você pode estar imaginando: “O Orkut ainda existe?”. Tanto existe como deve se manter rentável. Não tanto quanto o novo sucesso chamado Facebook, mas rentável. Do contrário, o Google já teria desistido de manter o serviço.

No fim das contas, ver o Orkut fazer nove anos e já ser considerado “velho” faz imaginar quanto tempo o Facebook ainda tem para também ser largado de lado.

Fonte: TEC MUNDO

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Perfil de um Técnico em Informática


Técnico em Informática é o profissional que está apto a realizar configurações de sistemas, a instalar equipamentos e a verificar as causas de falhas na programação de computadores. Esse profissional pode trabalhar em empresas do ramo ou prestar atendimento por conta própria.

O Técnico em Informática deve ser um profissional atualizado, cooperativo, comunicativo, ético e confiante, que atue de forma responsável, participativa e empreendedora no desenvolvimento de atividades tecnológicas ligadas à informática. Deve também apresentar facilidade de adaptação e estar sempre aberto a mudanças, visando alavancar projetos e ações inovadoras para a solução de problemas apresentados nos diversos segmentos da área.

Existem diversos segmentos dentro da área, e o Técnico em Informática pode trabalhar com:

  • Manutenção de computador
  • Criação de sites (Web Design)
  • Webmaster
  • Computação Gráfica
  • Instrutor de informática
  • Monitor de Informática
  • Operador de Computador
  • Administrador de Redes
  • Programador
Formação do Profissional Técnico em Informática

O curso pode incluir mais de uma qualificação (generalista) ou ao contrário, optar por formar o especialista em uma área de atuação. Em Informática generalista, é um profissional que pode ter mais de uma atuação ou função, como Operador de Microcomputador, Auxiliar de Manutenção ou Programador em alguma Linguagem de Programação. Isto é possível porque dentro do Curso há módulos específicos para cada uma destas ocupações. Ao contrário, o técnico especialista tem a maior parte da carga horária do curso focada em uma sub-área. Podemos reconhecer pelo título do curso que geralmente se empresta: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Montagem e Manutenção de Equipamentos de Informática, etc.

Sendo a profissão de técnico em informática reconhecida, mas não regulamentada, qualquer escola legalmente constituída pode oferecer a formação do Técnico em Informática, e o Certificado legalmente expedido e registrado em livro próprio tem validade Nacional. Garantido pelo artigo 5º da Constituição inciso XIII: "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações que a lei estabelecer", e a ausência de uma lei como determina a CRB/88 em seu artigo 5º, inciso XIII c/c artigo 22, inciso XVI, não impede o exercício da profissão. Assim, não há quem possa gerar o impedimento do exercício profissional, haja vista que, o que a Constituição exige é a qualificação, ou seja, desde que o cidadão esteja devidamente qualificado poderá exercer a atividade profissional, sem qualquer restrição.

O Certificado legalmente emitido ratifica a qualificação do técnico em informática. Este é o entendimento do STF quando afirma que “É inconstitucional atentar contra a liberdade consagrada na Constituição Federal, restringindo o exercício da profissão que não pressupõe condições de capacidade”.

Todo profissional de TI, para desenvolver em plena seu trabalho de cunho intelectual e intransigível, necessita de um local para repouso e pleno descanso corporal e mental, estando livre e afastado de qualquer atividade, é digno que este ambiente seja anexado ao seu ponto de desenvolvimento, cunho este inarredavelmente importante. A prática mostra que a análise dos diversos resultados cumpre um papel essencial na formulação das formas de ação. (RTJ, 89:367).

Fonte: Wikipédia 

VD Informática, Técnico Qualificado